Sensor de Chuva

Equipamento de construção muito simples, normalmente montado com anéis de couro, que quando em contato com a água da chuva, incham e comprimem um contato elétrico que por sua vez impede o funcionamento de seu sistema.
Quando o sol e vento incidem neste aparelho, fazem que o couro retorne ao seu estado original fazendo o processo inverso, habilitando o sistema.
A sua instalação deve sempre ser seguida de alguns cuidados, sempre em área aberta e fora do alcance da copa de arvores, que poderia impedir a quantidade normal da chuva.
Pode acontecer em dias de inverno onde a serração for acentuada e prolongada, que desative o sistema, neste caso podera ser alterado o valor de minima do aparelho para um valor maior.

A maioria dos equipamentos são dotados de duas regulagens, da quantidade de água para o disparo e da janela de ventilação. Consulte os manuais específicos para estas regulagens.

Uma limpeza periódica é bem vinda, pois há casos de pequenas abelhas ou vespas fazerem seus casulos no interior, ocasião esta que o equipamento perde sua função.

Água

A – O principal cuidado com o bom funcionamento de seu sistema é a água que sera utilizada.

A qualidade desta pode promover vários problemas:

1 – acumulo de detritos nas sedes de membranas das válvulas, causando perda de água

2 – com o tempo micro organismos começam a se alojar no interior de tubos, e equipamentos provocando mal funcionamento dos equipamentos por entupimento, diminuição da área útil interna da tubulação, diminuindo a vazão e aumento da perda de carga.

3 – caso a água de abastecimento para seu  sistema seja : Reuso, Coleta de chuva, Tratamentos alternativos, tenha sempre em mente que se o seu processo deva ter filtros de gramatura adequada, e até desinfecção de materiais orgânicos.

Os itens acima acabam prejudicando o sistema e consequentemente a perda de sistemas inteiros e prejuízo financeiro.